Como fazer shakshuka israelense

Ingredientes
4 ovos Mantiqueira
1 lata de tomate pelado em cubos (400 g)
1/2 pimentão vermelho
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de orégano seco
1 pitada de pimenta calabresa seca sal a gosto

Modo de preparo

1 – Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos – reserve a outra metade para uma próxima receita.

2 – Leve ao fogo médio uma frigideira grande (nós utilizamos uma de 26 cm de diâmetro). Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa – cuidado para não exagerar, vá aos poucos! – e mexa por mais 1 minuto.

3 – Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), tempere com o orégano, sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até encorpar.

4 – Com uma espátula, abra quatro cavidades no molho – é nesse espaço que os ovos Mantiqueira irão cozinhar. Quebre os ovos numa tigelinha, um de cada vez, e transfira com cuidado à frigideira. Tempere cada ovo com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

5 – Passado os 5 minutos tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, leve a frigideira ao forno preaquecido a 180 ºC para finalizar o cozimento). Sirva a seguir com pão italiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *