Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade socioambiental

A Mantiqueira preocupa-se com o meio ambiente, por isso, possui um sistema de gestão ambiental que atende a todas as normas.

PRESERVAR É O NOSSO LEMA

O Grupo Mantiqueira, pioneiro na avicultura automatizada, também desenvolve sistemas operacionais para a sustentabilidade ambiental. Em suas unidades, utiliza-se diferentes tipos de tecnologias para tratamento de efluentes, assim como as fazendas possuem áreas de preservação permanentes, conservadas e protegidas.

As unidades do Grupo estão licenciadas e outorgadas dentro das normas ambientais. A gestão ambiental é exercida por uma equipe multidisciplinar, operando, monitorando e analisando todos os processos de manejo de efluentes e ambientes de produção, criando uma política ambiental sólida na empresa, sendo o Grupo Mantiqueira mais uma vez pioneiro na busca da sustentabilidade na avicultura.

A Mantiqueira ainda conta com programas internos para o descarte correto e seletivo de lixo, redução do consumo de recursos e combate ao desperdício de alimentos provenientes em seus refeitórios.

Leia mais

 

CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS

A empresa é certificada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o que garante a manutenção e o cuidado do meio ambiente.

SOLOBOM – AUTONOMIA NA GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

Todo o esterco produzido nas unidades de Minas Gerais e Mato Grosso é transformando em um condicionador de solo orgânico de alto valor agronômico.

Os condicionadores de solo são produtos que possibilitam condições ideais para o crescimento das plantas de forma sadia, suprindo os nutrientes presentes no solo.

O grande diferencial do condicionador Solobom está no fato de ser extremamente nobre e estável. A matéria-prima passa por um sofisticado processo de compostagem – onde se transforma dejetos, rejeitos e resíduos em fertilizante orgânico (que na verdade funciona como um estruturante de solos e não apenas como adubo para plantas). Nele é usado o cavaco de madeira, obtendo um produto final com grau de pureza de até 85%, com base nos resíduos vegetais livres de contaminantes biológicos e químicos.

Do ponto de vista da sustentabilidade, o resíduo é tratado e transformado de forma ambientalmente correta, de acordo com normas de órgãos ambientais e federais.  Desta forma, o Grupo Mantiqueira é responsável por seus resíduos, transformando-o em um produto nobre para a agricultura convencional e orgânica, indicado para hortaliças, pomares, plantas ornamentais, flores e jardins, sem a necessidade de uso de luvas e máscaras na aplicação.

O Grupo Mantiqueira é o maior produtor de fertilizantes provenientes de aves poedeiras no Brasil e também lidera o ranking da América do Sul. Por mês são produzidas e comercializadas cerca de 5000 toneladas, provenientes de 10.000 toneladas de dejetos de aves que são coletados no mesmo período.

A MANTIQUEIRA APOIA E DESENVOLVE PROJETOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

O Grupo Mantiqueira sempre teve um DNA social muito forte, apoiando diversos projetos de responsabilidade social.

A empresa é altamente participante nas regiões, onde possui unidades produtivas, constantemente interessada, em iniciativas que melhorem o bem estar das comunidades.

Na Escola Ana Carlos em Itanhandu-MG fornece uniformes e materiais escolares, aulas de judô para as crianças e jovens, além de ter construído laboratórios de informática. Também no município de Guaicuí- MG, a empresa construiu uma brinquedoteca pública, pela qual é responsável pela manutenção e qualidade do material oferecido para a garotada.

OVOS SOLIDÁRIOS

A Mantiqueira sempre teve um DNA social muito forte, por isto decidiu aproveitar a boa distribuição de seus produtos, para mobilizar o maior número de pessoas, se colocando como “fio condutor” entre os que precisam e os que podem ajudar.

Criado no Rio de Janeiro pelo Grupo Mantiqueira, o projeto que já abraçou diferentes causas, tem como estrela os “Ovos Solidários”, destinando 10% da venda do alimento, para instituições de cunho beneficente e social.

A primeira edição, batizada de “Ovos Solidários para Atletas®”, foi lançada em 2016, no Rio de Janeiro, beneficiando o Instituto Mangueira do Futuro, instituição premiada pela UNESCO, que – há mais de 25 anos – promove capacitação profissional, transformando vidas, oferecendo cidadania, formando atletas e promovendo o engajamento social.

Em 2017 chegaram aos mercados os “Ovos Solidários do Coração®”, contemplando o Pró Criança Cardíaca, fundado pela Dra. Rosa Célia Pimentel. O envolvimento com a instituição foi tão grande, que em 2018, a marca renovou mais uma edição, estendida até Janeiro de 2019. A instituição nos últimos 20 anos, atendeu mais de 24.000 crianças, realizou mais de 1.200 procedimentos invasivos, 25 mil atendimentos ambulatoriais, cirurgias cardíacas e cateterismos no Rio de Janeiro.

O projeto “Ovos Solidários ®” ganhou tão fortemente o apoio e a admiração dos consumidores, que em 2018 ampliou horizontes e chegou ao Estado de São Paulo. Sua primeira edição paulista, elegeu o Hospital de Câncer de Barretos (Hospital do Amor), devido à magnitude e seriedade do trabalho na área de oncologia. A instituição mundialmente reconhecida desenvolve um belíssimo trabalho atendendo a quase 7.000 pacientes por dia, entre consultas, exames, cirurgias e outras forma de serviços ao público, com 380 médicos, 120 leitos de internação e mais de 9.000 refeições servidas diariamente. Por isso, a versão foi batizada de “Ovos Solidários com Amor®”, numa alusão ao nome do hospital.

 

Ainda em 2018, para abraçar o Outubro Rosa, mês que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Mantiqueira lançou os “Ovos Solidários Outubro Rosa®”, com 10% da renda revertida para a Fundação Laço Rosa. As embalagens ganharam roupagem especial em tons de rosa com a logo da Fundação, com distribuição limitada até 31 de outubro. A seriedade da Fundação Laço Rosa, organização sem fins lucrativos, que atua na conscientização da causa do câncer de mama e oferece suporte a mulheres em tratamento e seus familiares, chamou a atenção da empresa, despertando o interesse da empresa em apoiar a causa.

EGGTRUCK SOCIAL

A Mantiqueira foi pioneira ao lançar no país o primeiro Food Truck Social. Batizado de Egg Truck, o projeto itinerante chegou para adicionar mais uma generosa porção de responsabilidade social para a marca.

O objetivo do Truck é apoiar o trabalho de ONGs e Instituições beneficentes, através da visita do Egg Truck com equipe da Mantiqueira, que prepara na hora gratuitamente, omeletes e sanduiches com ovos, além de fornecer informações educativas e nutricionais sobre os benefícios do alimento.

Além das ações de responsabilidade social, o Egg Truck também abraça eventos voltados para a saúde e bem estar como corridas e maratonas, onde também prepara lanches para os esportistas, informando sobre a importância do alimento para os praticantes de esportes.

A primeira ação, realizada em 2016, foi em parceria com a Sonhar Acordado, ONG que presta atendimento a crianças carentes. De lá pra cá, muitos outros projetos já foram abraçados pela iniciativa, como a ONG Corrente do Bem, Instituto Mangueira do Futuro e a Comunidade Jardim Gramacho.

Acho que tem bastante informação, mas percebemos que as pessoas buscam bastante esse lado da Mantiqueira. Se achar que o texto vai ficar grande, tem como colocar “leia mais” a cada primeiro parágrafo para quem tiver interesse em saber mais sobre determinado assunto clicar e expandir o texto todo? Fotos anexas para cada tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *