QUEM SOMOS

Quando a gente coloca o coração naquilo que faz, fica fácil ver a diferença.

+ de 1700 Colaboradores

Atuação Internacional

Maior da América do Sul

Tecnologia de Ponta

Logística Própria

Leandro Pinto

CEO Ovos Mantiqueira

Carlos Cunha

Sócio-Proprietário 

Nossa história

A Granja Mantiqueira iniciou suas atividades no final dos anos 80, na cidade de Itanhandu (MG), com apenas 30 mil galinhas.

A Mantiqueira representa um divisor de águas na avicultura brasileira.

Com sua produção de ovos iniciada com 30 mil galinhas em uma granja alugada, a Mantiqueira sempre buscou inovar e crescer com foco na qualidade de seus produtos.

Um grande salto no seguimento de ovos no Brasil foi quando trouxe a inovação já existente nos países da Europa para o Brasil, tornando-se a primeira granja automatizada no país.

No ano de 2000, Carlos Cunha, ex dono de uma rede de supermercados com forte tradição no varejo do Rio de Janeiro, se tornou sócio da Mantiqueira, o que influenciou no crescimento da empresa, assim como na abertura de novos mercados.

Outra grande expansão da empresa teve início em 2008, quando os sócios decidiram construir uma unidade na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, unidade esta que aloja 6 milhões de galinhas e é a maior do País.

Com o crescimento da produção de ovos, a Empresa também passou a expandir suas operações em outros segmentos como a Agricultura, Pecuária, Armazenagem e na produção do condicionador de solos Solobom.

Atualmente o Grupo conta com 2.300 colaboradores, e atua com tecnologia de ponta para garantir a mais alta qualidade e limpeza dos ovos, que não são tocados por mãos humanas desde o momento em que a galinha os bota, até quando chegam às gôndolas dos mercados.

A Mantiqueira é responsável pela maior produção de ovos da América do Sul, com 11,5 milhões de galinhas em suas quatro unidades: duas em Minas Gerais, uma no Mato Grosso e uma no Rio de Janeiro onde são produzidos os Happy Eggs®, ovos de galinhas criadas livres de gaiolas.

Responsabilidade socioambiental

A Mantiqueira preocupa-se com o meio ambiente, por isso, possui um sistema de gestão ambiental que atende a todas as normas.

PRESERVAR É O NOSSO LEMA

O Grupo Mantiqueira, pioneiro na avicultura automatizada, também desenvolve sistemas operacionais para a sustentabilidade ambiental. Em suas unidades, utiliza-se diferentes tipos de tecnologias para tratamento de efluentes, assim como as fazendas possuem áreas de preservação permanentes, conservadas e protegidas.

As unidades do Grupo estão licenciadas e outorgadas dentro das normas ambientais. A gestão ambiental é exercida por uma equipe multidisciplinar, operando, monitorando e analisando todos os processos de manejo de efluentes e ambientes de produção, criando uma política ambiental sólida na empresa, sendo o Grupo Mantiqueira mais uma vez pioneiro na busca da sustentabilidade na avicultura.

A Mantiqueira ainda conta com programas internos para o descarte correto e seletivo de lixo, redução do consumo de recursos e combate ao desperdício de alimentos provenientes em seus refeitórios.

CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS

A empresa é certificada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o que garante a manutenção e o cuidado do meio ambiente.

SOLOBOM - AUTONOMIA NA GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

Todo o esterco produzido nas unidades de Minas Gerais e Mato Grosso é transformando em um condicionador de solo orgânico de alto valor agronômico.

Os condicionadores de solo são produtos que possibilitam condições ideais para o crescimento das plantas de forma sadia, suprindo os nutrientes presentes no solo.

O grande diferencial do condicionador Solobom está no fato de ser extremamente nobre e estável. A matéria-prima passa por um sofisticado processo de compostagem – onde se transforma dejetos, rejeitos e resíduos em fertilizante orgânico (que na verdade funciona como um estruturante de solos e não apenas como adubo para plantas). Nele é usado o cavaco de madeira, obtendo um produto final com grau de pureza de até 85%, com base nos resíduos vegetais livres de contaminantes biológicos e químicos.

Do ponto de vista da sustentabilidade, o resíduo é tratado e transformado de forma ambientalmente correta, de acordo com normas de órgãos ambientais e federais.  Desta forma, o Grupo Mantiqueira é responsável por seus resíduos, transformando-o em um produto nobre para a agricultura convencional e orgânica, indicado para hortaliças, pomares, plantas ornamentais, flores e jardins, sem a necessidade de uso de luvas e máscaras na aplicação.

O Grupo Mantiqueira é o maior produtor de fertilizantes provenientes de aves poedeiras no Brasil e também lidera o ranking da América do Sul. Por mês são produzidas e comercializadas cerca de 5000 toneladas, provenientes de 10.000 toneladas de dejetos de aves que são coletados no mesmo período.

A MANTIQUEIRA APOIA E DESENVOLVE PROJETOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

O Grupo Mantiqueira sempre teve um DNA social muito forte, apoiando diversos projetos de responsabilidade social.

A empresa é altamente participante nas regiões, onde possui unidades produtivas, constantemente interessada, em iniciativas que melhorem o bem estar das comunidades.

Na Escola Ana Carlos em Itanhandu-MG fornece uniformes e materiais escolares, aulas de judô para as crianças e jovens, além de ter construído laboratórios de informática. Também no município de Guaicuí- MG, a empresa construiu uma brinquedoteca pública, pela qual é responsável pela manutenção e qualidade do material oferecido para a garotada.

OVOS SOLIDÁRIOS

A Mantiqueira sempre teve um DNA social muito forte, por isto decidiu aproveitar a boa distribuição de seus produtos, para mobilizar o maior número de pessoas, se colocando como “fio condutor” entre os que precisam e os que podem ajudar. 

Criado no Rio de Janeiro pelo Grupo Mantiqueira, o projeto que já abraçou diferentes causas, tem como estrela os “Ovos Solidários”, destinando 10% da venda do alimento, para instituições de cunho beneficente e social. 

A primeira edição, batizada de “Ovos Solidários para Atletas®”, foi lançada em 2016, no Rio de Janeiro, beneficiando o Instituto Mangueira do Futuro, instituição premiada pela UNESCO, que – há mais de 25 anos – promove capacitação profissional, transformando vidas, oferecendo cidadania, formando atletas e promovendo o engajamento social. 

Em 2017 chegaram aos mercados os “Ovos Solidários do Coração®”, contemplando o Pró Criança Cardíaca, fundado pela Dra. Rosa Célia Pimentel. O envolvimento com a instituição foi tão grande, que em 2018, a marca renovou mais uma edição, estendida até Janeiro de 2019. A instituição nos últimos 20 anos, atendeu mais de 24.000 crianças, realizou mais de 1.200 procedimentos invasivos, 25 mil atendimentos ambulatoriais, cirurgias cardíacas e cateterismos no Rio de Janeiro. 

O projeto “Ovos Solidários ®” ganhou tão fortemente o apoio e a admiração dos consumidores, que em 2018 ampliou horizontes e chegou ao Estado de São Paulo. Sua primeira edição paulista, elegeu o Hospital de Câncer de Barretos (Hospital do Amor), devido à magnitude e seriedade do trabalho na área de oncologia. A instituição mundialmente reconhecida desenvolve um belíssimo trabalho atendendo a quase 7.000 pacientes por dia, entre consultas, exames, cirurgias e outras forma de serviços ao público, com 380 médicos, 120 leitos de internação e mais de 9.000 refeições servidas diariamente. Por isso, a versão foi batizada de “Ovos Solidários com Amor®”, numa alusão ao nome do hospital. 

Ainda em 2018, para abraçar o Outubro Rosa, mês que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Mantiqueira lançou os “Ovos Solidários Outubro Rosa®”, com 10% da renda revertida para a Fundação Laço Rosa. As embalagens ganharam roupagem especial em tons de rosa com a logo da Fundação, com distribuição limitada até 31 de outubro. A seriedade da Fundação Laço Rosa, organização sem fins lucrativos, que atua na conscientização da causa do câncer de mama e oferece suporte a mulheres em tratamento e seus familiares, chamou a atenção da empresa, despertando o interesse da empresa em apoiar a causa.

EGGTRUCK SOCIAL

A Mantiqueira foi pioneira ao lançar no país o primeiro Food Truck Social. Batizado de Egg Truck, o projeto itinerante chegou para adicionar mais uma generosa porção de responsabilidade social para a marca.

O objetivo do Truck é apoiar o trabalho de ONGs e Instituições beneficentes, através da visita do Egg Truck com equipe da Mantiqueira, que prepara na hora gratuitamente, omeletes e sanduiches com ovos, além de fornecer informações educativas e nutricionais sobre os benefícios do alimento.

Além das ações de responsabilidade social, o Egg Truck também abraça eventos voltados para a saúde e bem estar como corridas e maratonas, onde também prepara lanches para os esportistas, informando sobre a importância do alimento para os praticantes de esportes.

A primeira ação, realizada em 2016, foi em parceria com a Sonhar Acordado, ONG que presta atendimento a crianças carentes. De lá pra cá, muitos outros projetos já foram abraçados pela iniciativa, como a ONG Corrente do Bem, Instituto Mangueira do Futuro e a Comunidade Jardim Gramacho.

Missão

Oferecer alimentos saudáveis de forma sustentável, respeitando a comunidade e o meio ambiente e gerando valor para os clientes, parceiros, colaboradores e acionistas.

Visão

Ser a empresa de agronegócio mais admirada do país.

Valores

Simplicidade;

Integridade;

Respeito;

Segurança;

Ter olho de dono.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER